segunda-feira, 23 de maio de 2011

RELATO DOS PROCEDIMENTOS E CONCLUSÕES
Aula Inclusiva
Formas e sólidos geométricos

                A atividade planejada  e aplicada à turma de alunos do 3º ano  do Ensino Fundamental de 9 anos da E.E.de Ensino Médio Cel.Antônio Fioravante. Planejei e executei esta atividade com a finalidade de estabelecer semelhanças e diferenças entre as formas geométricas, pelo número de lados, bem como identificar, construir, comparar e representar figuras planas e os sólidos geométricos. Fomos até o Laboratório de Informática onde leram ao conto “ O dicionário das Formas de Ângela Lago” http://atividadedeprofessor.wordpress.com/2008/07/10/contoo-dicionario-das-formas/
 E posteriormente assistimos os vídeos http://www.youtube.com/watch?v=F_skY6cRgsE&feature=related


                Podemos destacar que os alunos no geral sentiram-se envolvidos com a atividade, gostaram dos vídeos apresentados e participaram ativamente da aula. Os vídeos foram apresentados no datashow.
               Ao retornar a sala de aula, houve a intervenção e questionamento  sobre o que assistiram, o que gostaram, reconheceram figuras apresentadas planas e espaciais.
               Em sequência ilustraram a história.
               Os trabalhos foram expostos na sala de aula.

               No segundo dia de realização das atividades os alunos produziram textos envolvendo as figuras geométricas, como personagens.
    Para finalizar contei a história do TANGRAN e distribuí um para que cada aluno pudesse montar as figuras que desejassem, desde que envolvessem todas as peças.
      Este trabalho  teve grande participação dos alunos, gostei de trabalhar com eles, pois consegue-se envolver todas as crianças, inclusive as portadoras de necessidades especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário