segunda-feira, 23 de maio de 2011

Aula Inclusiva - 3º ano


TITULO: POR UMA ESCOLA MELHOR

JUSTIFICATIVA:
A Educação Ambiental é tarefa de todos, ela é uma maneira eficiente de se repensar atitudes e propor transformações para melhoria da qualidade de vida das pessoas e um bom começo é pela escola.


OBJETIVOS:
- Conhecer as características da história em quadrinhos;
- Desenvolver habilidade de escrita;
- Integrar texto e imagem;
- Desenvolver atitude de colaboração;
- Debater a aplicação da Educação Ambiental no ambiente escolar dando exemplos de como esta pode ser realizada dentro e fora da sala de aula.


DESENVOLVIMENTO:
- Assistir o vídeo CUIDE DO PLANETA

- Em grupos propor que analisem os cuidados com o ambiente na própria escola, levantando aspectos que merecem maior discussão;

- Explicar as características deste gênero textual a partir da leitura de gibis, disponíveis na escola;

-Criar uma história em quadrinhos usando ilustrações que enfocam o cuidado com o ambiente onde estudam;

  -No Laboratório de Informática  ler as histórias de Maria Jesus Sousa http://www.slideboom.com/presentations/92333/Uma-escola-com-dias-%C3%A0s-cores



- Após ler terão mais idéias de criar suas próprias histórias em quadrinhos;

- Em grupos, deverão fazer um roteiro para a história, planejando imagens que precisarão;

- Programar uma sessão de fotos dos trabalhos realizados, usando uma máquina digital e salvar as imagens num CD.

- Escolher uma tira (da revista em quadrinho) para realizar a releitura de imagens

- Elaborar cartazes e expor nos lugares mais sujeitos a poluição ambiental dentro da própria escola;

- RECURSOS:
-  vídeo
-  gibis
-  máquina digital
-  internet

AVALIAÇÃO:
  É necessário observar se durante as etapas os alunos reconhecem as características do gênero. Além disso, é importante promover a auto-avaliação e a avaliação entre os membros dos grupos sobre a produção colaborativa da história em quadrinhos.

OBS: Essa aula  será aplicada com o 3° ano do Ensino Fundamental de 9 anos, turma com 15 alunos, sendo dois portadores de Deficiência Mental, mas poderá ser adaptada aos diferentes níveis de ensino, tanto o Ens.Fund.Inicial e o Ens.Fund.Final. Tem a duração de aproximadamente  4 horas aulas.

Critérios de classificação do Portal do Professor
Nível de Ensino: Ensino Fundamental Inicial
Modalidade de Ensino: Ensino Regular
Componente Curricular: Língua Portuguesa e Meio Ambiente
Tema: Língua Escrita, Prática de leitura, prática de produção de textos
Tipo de Recurso: Vídeo







Nenhum comentário:

Postar um comentário