segunda-feira, 23 de maio de 2011

Aula  Inclusiva

Título: Formas e sólidos geométricos

OBJETIVOS: O aluno deverá ser capaz de:
-         Identificar as formas geométricas nomeando-as;
-         Construir figuras geométricas planas;
-         Manipular os Blocos lógicos;
-         Reconhecer e classificar as peças dos Blocos Lógicos;

DESENVOLVIMENTO:
-         Levar os alunos ao laboratório de informática para  ler o conto “ O Dicionário de Formas”, de Ângela lago, disponível no site da revista Nova Escola
-         Discutir com os alunos, quais são as formas que o texto destaca e quais são reconhecidas por eles;

Apresentar os vídeos disponíveis no YOUTUBE, em: http://www.youtube.com/watch?v=F_skY6cRgsE&feature=related


 discutir com as crianças, em que outros espaços da escola é possível identificar as formas e sólidos geométricos.

-         Dispor as crianças em grupos para que ilustrem a história lida;

    - Escrever uma nova história, usando como personagens as figuras geométricas;
                    
-         Comentar e questioná-los sobre quais formas foram utilizadas para representar a história de modo que percebam ordens de altura,, largura, comprimento, espessura e a diferença entre as figuras planas e tridimensionais; manipulando os blocos lógicos.

 RECURSOS:
-         Vídeo;
-         Máquina Digital;
-         Computadores,
-         Internet
-         Blocos Lógicos,

AVALIAÇÃO:
   Durante todo o processo e na interação com os alunos o professor deverá observar se os alunos compreenderam os conceitos abordados, se estão envolvidos com a atividade, se demonstram conhecimento a respeito do tema, se produziram texto envolvendo as figuras.

OBS: Esta aula será aplicada com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, contendo 15 alunos, sendo que dois são portadores de Deficiência Mental, mas poderá ser adaptada e incrementada para outras séries, levando em consideração os conhecimentos que os alunos já adquiriram à respeito do assunto.Contar a história Clact...Clact...Clact, montar livrinhos.

Critérios de Classificação do Portal do Professor:
Nível de Ensino: Ensino Fundamental Inicial
Modalidade de Ensino: Ensino Regular
Componente Curricular: Matemática, Artes, Português
Tema: Espaço e formas


Nenhum comentário:

Postar um comentário