segunda-feira, 23 de maio de 2011

Plano de Aula

ESTRUTURA CURRICULAR

NÍVEL DE ENSINO:  Ensino Fundamental Inicial

COMPONENTE CURRICULAR: Alfabetização

Clientela: Alunos no início da alfabetização (1º ano do Ens.Fund. ou alunos com dificuldades de aprendizagem em especial no processo de aquisição da leitura e escrita.

Professora: Sandra Ivanisa Eichstadt Bergmann

1) TÍTULO: Trabalhando com o alfabeto

2)  O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA:
       - Identificar as letras do alfabeto;
       -Relacionar palavras conhecidas as respectivas letras iniciais;
       - Desenvolver a expressão oral e a desinibição através do canto;
      - Jogar no computador jogos educativos desenvolvendo a coordenação motora com o nome e a correspondência letra inicial X desenho;
       - Agrupar letras iguais;
       - Contar e comparar grupos de letras;
3) DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:
Aproximadamente 180 minutos;
4) ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA:
- Colocar para os alunos que eles terão uma aula diferente e interessante;
- Assistir no Laboratório de Informática os vídeos de alfabeto:

http://www.youtube.com/watch?v=HJqMjnNKjWw&feature=related
- Jogar memória no computador utilizando sites relacionados;
http://www.a77.com.br/jogo_da_memoria/jogo_da_memoria_alfabeto.php
- Jogar o “jogo das letras” no computador , identificando a letra inicial e a letra final com seu respectivo desenho;
- Procurar as letras do alfabeto que estão escondidas na floresta;
http://jogos-infantis.jogosdaweb.com.br/letras-do-alfabeto.html
- Na sala de aula distribui diferentes kits de alfabeto de EVA, de madeira, de várias cores e tamanhos para que os alunos separem as letras iguais agrupando-as e contando-as;
Identificar quais as letras que formam o seu nome; escrevendo-o.
5) RECURSOS COMPLEMENTARES
       - Alfabeto móvel;
    - Internet
    - Jogo das letras
6) AVALIAÇÃO:
Observar a participação dos alunos sob os seguintes aspectos:
  • interesse;
  • atenção;
  • participação;
  • concentração;
  • capacidade de identificação das letras;
  • agilidade e destreza no jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário