RELATO DOS PROCEDIMENTOS E CONCLUSÕES
AULA INCLUSIVA
POR UMA ESCOLA MELHOR
A atividade foi realizada no Laboratório de Informática e na sala de aula do 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos da E.E.de Ensino Médio Cel.Antônio, Atividade realizada pela professora Sandra I.E. Bergmann, tendo em vista que a Educação Ambiental é tarefa de todos, ela é uma maneira eficiente de se repensar atitudes e propor transformações para melhoria da qualidade de vida das pessoas e um bom começo é pela escola.
Os principais objetivos fizeram com que os alunos percebessem as características da história em quadrinhos, desenvolvessem atitude de colaboração e mudança de hábitos de higiene ambiental principalmente no ambiente escolar.
Podemos destacar que os alunos no geral sentiram-se envolvidos com a atividade, gostaram do texto lido nos slides e das explicações dadas, que posteriormente foram exploradas em sala de aula.
O vídeo Cuide do Planeta http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichatecnica?id=11556 foi apresentado com o datashow tendo em vista que os equipamentos de som, dos computadores, não estavam funcionando adequadamente, mas isso foi previsto e organizado e instalado anteriormente.
Já, as histórias de Maria Jesus Sousa,
os alunos leram normalmente no computador, os alunos que apresentam leitura fluente, tiveram maior envolvimento e entenderam melhor a mensagem.Estavam sentados em duplas e iam passando os slides na medida em que os dois haviam lido.
Ao retornar a sala de aula, houve a intervenção e questionamento sobre o que leram, o que gostaram, o que significavam os termos desconhecidos tais como: reciclar, reaproveitar. A história foi exposta na integra no quadro onde acompanharam as explicações esclarecendo as dúvidas.
Posteriormente os alunos receberam revistas em quadrinhos para ler, e em sequência criaram uma nova história, colocando nela elementos que aprenderam ou assimilaram com a história Vamos ajudar o meio ambiente?
Os trabalhos foram expostos na sala de aula.
Num segundo dia os alunos receberam as revistas em quadrinhos e fizeram releitura de tiras. Ilustrando-as do seu modo e escrevendo textos envolvendo o conteúdo trabalhado na história no dia anterior. Foram elaborados cartazes com ilustrações e expostos nos lugares onde existe a necessidade de maior cuidado com o ambiente.
Cabe aqui destacar que este tipo de trabalho com o uso do slideboom vem sendo realizado com frequência, pois os alunos demonstram muito interesse. Foram desenvolvidas as competências e conhecimentos que esperávamos e com certeza nossos alunos estão tendo aulas diferentes, mais atrativas, onde podem participar ativamente das atividades, contribuindo para o enriquecimento do conhecimento do grupo.
Consideramos que este trabalho teve um grande envolvimento das crianças, e com certeza renderá bons resultados futuramente, na preservação e conservação do ambiente no qual estão inseridos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário