Plano de Aula
ESTRUTURA CURRICULAR:
NÍVEL DE ENSINO: Educação Especial
ÁREA: Deficiência Mental
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
TEMA: Números e sistemas de numeração ( contagem e escrita numérica e operações matemáticas)
1) TÍTULO: Numerais de 0 à 10
2) O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA:
Esta aula é indicada aos alunos que possuem algum tipo de deficiência mental, atraso cognitivo, dificuldade de aprendizagem e discalculia, uma vez que o objetivo destas aulas é o de desenvolver as noções de adição, contagem, comparação de quantidades, localização espacial, resolução de problemas e de situações problemas, através de atividades lúdicas.
3) DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
4) CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO
5) ESTRATÉGIAS E RECURSOS UTILIZADOS
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Utilização de vídeo da internet;
- Desenvolvimento de um Experimento Prático;
Desenvolvimento da Aula:
A aula será iniciada, a professora explicará aos alunos que eles terão uma aula diferente, onde aprenderão a contar , e relacionar os numerais às quantidades.. Tendo em vista que a maioria dos alunos ainda não memorizou os numerais até 10, a professora retomará e escreverá no quadro a sequência dos numerais, repetindo com os alunos diversas vezes.
Para motivá-los e também relembrá-los dos números de1 a 10, será apresentado o vídeo : http://www.youtube.com/watch?v=OkacTug_D6s&feature=related no Laboratório de Informática.Figura 1- Imagem do vídeo
Sugerimos que o professor trabalhe também com a música “Os Indiozinhos”, de modo que os números de 1 à 10 sejam relembrados ludicamente! Abaixo se encontra a letra da música, bem como figuras que representam os números de1 a 10, para serem trabalhadas com os alunos, de forma lúdica e contextualizada com a letra da música.
Os Indiozinhos
1,2,3 indiozinhos
4,5,6 indiozinhos
7,8,9 indiozinhos
10 um pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase vazio virou
1,2,3 indiozinhos
4,5,6 indiozinhos
7,8,9 indiozinhos
10 um pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase vazio virou
Quase vazio virou
Quase vazio virou
Mas não virou
Disponível em: http://letras.terra.com.br/eliana/29
Serão distribuídas revistas para que os alunos recortem figuras e façam cartazes com a representação dos números. O importante é que eles possam realizar uma atividade lúdica aliada à manipulação do concreto.
Para motivá-los e também relembrá-los dos números de
Sugerimos que o professor trabalhe também com a música “Os Indiozinhos”, de modo que os números de 1 à 10 sejam relembrados ludicamente! Abaixo se encontra a letra da música, bem como figuras que representam os números de
Os Indiozinhos
1,2,3 indiozinhos
4,5,6 indiozinhos
7,8,9 indiozinhos
10 um pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase vazio virou
1,2,3 indiozinhos
4,5,6 indiozinhos
7,8,9 indiozinhos
10 um pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase vazio virou
Quase vazio virou
Quase vazio virou
Mas não virou
Disponível em: http://letras.terra.com.br/eliana/29
Atividade na Sala de Recursos – DM
Serão distribuídas revistas para que os alunos recortem figuras e façam cartazes com a representação dos números. O importante é que eles possam realizar uma atividade lúdica aliada à manipulação do concreto.
Atividade 2
Neste momento o Recurso postado abaixo (Fig. 12) poderá ser apresentado aos alunos. Link do Recurso: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/6789Figura 12- Imagem do Recurso
O tabuleiro (Fig. 12) deverá ser confeccionado (impresso ou xerocopiado) para cada dupla bem como as 16 (dezesseis) fichas dos recursos e alguns materiais (botões, grãos e etc. de duas cores - oito de cada cor) para que os alunos possam fazer a representação das adições no momento do jogo.
O jogo deverá se iniciar para cada dupla da seguinte forma:
- Um dos jogadores escolhe uma adição para ser feita, por exemplo, escolhe o número 1 e o número do tabuleiro do recurso. Assim, ele terá que fazer a seguinte adição: 1 + 2, colocando, por exemplo, 1 grão de feijão somando este com mais 2 grãos de feijão. Ao chegar ao resultado 3, o jogador deverá colocar sua ficha em uma figura do tabuleiro que tenha 3 quantidades, por exemplo, nos sapos ou nos gaviões. É importante que sejam duas espécies diferentes!
- Sugerimos que o professor combine previamente com os alunos, ou com cada dupla, as regras para o jogo, por exemplo, ficando combinado que ganhará o jogador quem conseguir alinhar primeiro suas fichas na vertical ou na horizontal.
Após o desenvolvimento do Experimento, o professor poderá fazer algumas perguntas (as quais seguem abaixo) aos alunos para perceber se eles entenderam o objetivo desta atividade. O que aprenderam de diferente nestas aulas?
Após o desenvolvimento do Experimento, o professor poderá fazer algumas perguntas (as quais seguem abaixo) aos alunos para perceber se eles entenderam o objetivo desta atividade. O que aprenderam de diferente nestas aulas?
6) RECURSOS COMPLEMENTARES
- Jogos de memória envolvendo numerais;
- Bingo dos números;
- Material para contagem
7) AVALIAÇÃO:
Os alunos poderão ser avaliados em todos os momentos da aula, mas principalmente durante a atividade 2, pois nesta o professor poderá perceber se os alunos já desenvolveram a noção de adição, por meio de uma atividade lúdica e divertida, e ajudá-los aprender a realização de somas.
BIBLIOGRAFIA:
Aula baseada nas sugestões de Livia Raposo Bardy
Nenhum comentário:
Postar um comentário